Campo de Verão – Novo Futuro & Casa dos Rapazes

  |   By  |  0 Comments

Como todos sabemos 2020 foi um ano diferente para todos, mas não por isso que nós em Candeia deixamos de fazer aquilo que mais gostamos, animar os nossos faíscas, fagulhas e fogueiras. Apesar de ser de todas as maneiras de que não estávamos habituados, abraçamos esses modos e fizemos o nosso melhor para que o dia-a-dia dos nossos animandos fosse um bocadinho diferente. Depois de tantos anos a fazer campos num ambiente que podemos chamar de normal, realizar um campo numa pandemia não foi fácil. A começar pela quantidade a menos de dias de campo que tivemos a não pudermos acampar e ter a magia e o espírito do costume, claro que não deixamos de estar todos juntos e colocar um sorriso na cara de cada criança presente. Na verdade, todos sentimos falta de uma boa roda, com todos a cantar as nossas músicas de campo e a soltar aqueles aplausos que nunca cansam, mas esperamos que este ano consigamos ter os campos do costume e voltemos a estar todos juntos como antigamente!

Filipa Jales (Pipoca)

Campo de Verão – ‘O Século’

  |   By  |  0 Comments

Cheguei e tive medo. Olhei à minha volta e só vi prédios e mais prédios. Onde é que já se viu um campo de Candeia numa casa de férias no centro da Ericeira? Então mas a Natureza não é um dos pilares? E como é que vamos chegar a Deus com tantasdistrações à nossa volta? Pronto… vai ser um falhanço este campo, os miúdos vãoodiar. Tenho a certeza que não vão alinhar em nada e nunca mais vão querer fazer atividades com a Candeia. Temos uma equipa reduzida de animadores dos quais metade está a fazer campo pela primeira vez, os miúdos são todos da mesma fundação e por isso já se conhecem todos, e ainda por cima têm idades entre os 4 e os 22, vai ser impossível agradar a todos. Tem tudo para correr mal.

Foi assim que, contra todas as expetativas, começou uma das melhores semanas da minha vida.

Bastou conhecer os outros animadores e começar a preparação do campo para perceber o quão errado eu estava. Rapidamente o terreno à volta da casa, que inicialmente poderia ser descrito como inóspito, se transformou num sítio mágico e perfeito para receber os 24 miúdos fantásticos que vieram dar sentido a tudo aquilo que estávamos a fazer. Desde as tendas que conseguimos montar ao campo de jogos todo arranjado, passando pela magnífica roda com uma sombra construída do zero. Tudo parecia lá ter estado desde sempre.

Mas o melhor foi sem dúvida a chegada. Somos atacados por um nervosismo inexplicável, não se compara aos nervos antes de um exame ou às borboletas na barriga quando gostamos de alguém. Não é nada disso. É uma ansiedade que se agarra ao nosso corpo e faz dele refém: “Chegaram! Os miúdos chegaram!”

É um daqueles acontecimentos que são falados para sempre como “Onde é que estavas durante o 11/09/2001?” mas muito mais importante: “E tu onde é que estavas quando eles chegaram?” Eu estava na cozinha quando soou o alarme, os miúdos não me podiam ver porque eu iria aparecer mais tarde como personagem, mas eu tinha de os ver! Depois de tanto tempo a sonhar e a preparar o campo para “um grupo de miúdos”, finalmente podíamos ver caras! E eles lá foram entrando. Uns sorriam, outros olhavam desconfiadamente, alguns lançavam olhares intimidantes mas todos iam avançando, descobrindo aquilo que lhes tínhamos preparado. Eles trouxeram com eles uma energia

e uma alegria que nos deixaram rendidos. Graças a eles, aquilo que nos rodeava, desapareceu. E o resto é história. Foram 7 dias de pura diversão, reflexão e relação como quem diz, 7 dias de pura Candeia.

A pandemia veio por isso provar-nos que a Candeia são os miúdos e que por mais adversidades que possam existir, a chama jamais se apagará. É da relação que nasce a Luz, seja onde for e com que condições for.

Manel Simões Correia

Campos de Verão 2019

  |   By  |  0 Comments

Chegou agosto: o mês que mais aguardamos durante todo o ano!
Temos tudo pronto para receber os nossos participantes, tudo começa com os faíscas e nós estamos ansiosos pela sua chegada!
#souteuamigosim