Método / Processo
FASE INFORMATIVA Realizamos encontros com o objetivo de informar as famílias interessadas sobre o enquadramento legal e social, nomeadamente sobre o sistema de promoção e proteção; a tipologia de necessidades das crianças e jovens acolhidos, consoante o seu projeto de vida; os direitos e deveres dos amigos p’ra vida e importância da ação como projeto familiar; as fases do processo de seleção, estabelecimento de relação, formação e acompanhamento.
FASE DE SELEÇÃO A fase de seleção é composta por entrevista, aplicação de teste psicológico (sempre que necessário) e visita domiciliária, tendo por objetivo conhecer mais aprofundadamente o candidato e os elementos do respetivo agregado familiar.
Finda esta fase, a equipa técnica emite um parecer sobre a capacidade dos candidatos para o apoio a que se propõem.
PROPOSTA DE APOIO Identificada a criança ou jovem sinalizado que possa beneficiar dessa relação, a equipa envia os dados recolhidos ao longo do processo de seleção, após o que – em conjunto com a equipa técnica da Casa de Acolhimento – se confirma qual a criança ou jovem a apoiar.
APROXIMAÇÃO / INÍCIO DE RELAÇÃO Juntamente com a equipa técnica da entidade sinalizadora, são definidos os melhores momentos para aproximação dos amigos p’ra vida à criança ou jovem, que serão criados especificamente para o efeito.
Estes momentos visam permitir o contacto direto com a criança ou jovem a apoiar, com as equipas técnicas e educativas ou com a família biológica, consoante o caso, onde a empatia criada pode ser o primeiro indicador de uma oportunidade de relação.
ACOMPANHAMENTO Pretendemos constituir um suporte efetivo para os amigos p’ra vida ao longo de toda a relação, através do aconselhamento e esclarecimento de dúvidas, do apoio na gestão das relações e no apoio jurídico na concretização de projetos de vida.
FORMAÇÃO/ENCONTROS APV Numa fase inicial, os momentos de formação visam sistematizar conhecimentos sobre a resposta de apoio, gerir expectativas, reforçar a motivação e criar dinâmica de suporte.
Após o início de relação, pretende-se que a formação contribua para dotar os amigos p’ra vida de competências especializadas, promover a manutenção da motivação e alimentar a dinâmica de suporte.
Os Encontros de Famílias APV permitem um espaço de aprendizagem através da partilha por parte das famílias que se encontram nas diferentes fases de relação com uma criança ou jovem.
Consulte
aqui o Regulamento Interno do projeto.