Atividades

Somos Candeia todo o ano e isso vê-se no que fazemos.
Ver Arquivo

27 a 29 de Outubro

Fim de Semana de Animadores’23

Data: 27 a 29 de Outubro

Local: Casa Cadaval - Muge

Destinatários: Animadores

Durante o passado fim de semana de 27 a 29 de outubro realizou-se mais um fim-de-semana de animadores da Candeia. Um momento virado especialmente para o convivio entre animadores, essencial para a criação de grandes amizades entre os animadores com o intuito de passar esse sentimento aos nossos miudos. Assim foi pedido tanto a um animador com pouco tempo na candeia como um mais experiente, no entanto com um novo twist: o primeiro Papá Candeia (lugar antes preenchido pelas animadoras como mamãs).

Vasco Juzart Rolo

“Quando cheguei a Muge estava nervoso. Nunca tinha participado num fim-de-semana de animadores e esta ia ser a minha primeira grande introdução a um grupo de amigos que se uniu por um propósito comum: trazer alegria aos miúdos. Não costumo adorar sair da minha zona de conforto, mas sabia que precisava disto para me respirar e abstrair-me das preocupações e agitações do dia-a-dia.

O imaginário que uniu todas as atividades deste fim-de-semana foi a história da Fénix, que morre e renasce das cinzas, ligada ao mote que a Candeia escolheu para este ano: cuidar faz nascer de novo. A verdade é que, para mim, isto não podia ter feito mais sentido durante os últimos três dias. Foi dita, na primeira noite, uma expressão que me marcou especialmente: muitas vezes, mais difícil do que cuidar, é deixar ser cuidado.
Foi desafiado que nos deixássemos ser cuidados uns pelos outros, e o primeiro passo foi partilhar os nossos medos. Para além dos medos, quis-me entregar a tudo o que me propunham e, acreditem, foi mesmo bom!

Caído de paraquedas, entre dinâmicas novas e convívio descontraído, não me podia ter sentido mais cuidado. Apercebi-me que, mesmo estando “só” num fim-de-semana de animadores, já não me sentia tão feliz há algum tempo. Estes animadores, que são tão amigos entre si como o querem ser para quem entra, fizeram valer a pena cada minuto destes três dias, em que voltámos todos a ter a idade dos nossos animados.
Saio de Muge com ainda mais vontade de fazer parte deste grande projeto de Amor ao Próximo que é a Candeia e chego a casa “renascido”! “

Rodrigo Santos (Papá Godji)

«Neste fim de semana de animadores, tive a oportunidade de participar numa experiência incrível! Foi particularmente especial, pois marcou a primeira vez em que pude desempenhar o papel de Papá na Candeia, algo que me deu momentos e memórias únicas que vou guardar sempre comigo.

Antes de desenvolver mais o que aconteceu nestes três dias, é importante destacar a importância do trabalho realizado pela associação Candeia. Temos como objetivo criar ambientes seguros e de aprendizagem para as crianças e jovens que animamos, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e emocional de todos os envolvidos. O fim de semana que vivenciámos foi mais uma prova de como é importante os animadores criarem boas relações para que com este trabalho conjunto e dedicado, possamos fazer a diferença na vida dos nossos jovens.

No papel de Papá, a minha responsabilidade era proporcionar um ambiente seguro e afetuoso, mas também cozinhar aquele pitéu gostoso p’ra xuxu. No fundo garantir que as necessidades básicas de todos fossem atendidas num ambiente de diversão. Uma das posições que gosto de assumir é a de ser um ouvinte atento. Muitas vezes, as crianças e jovens precisam de alguém em quem confiar e desabafar, e estar disponível para ouvi-los é essencial. Apesar de terem estado presentes apenas animadores, é também importante apoiarmo-nos mutuamente nestas questões, afinal de contas todos temos esta necessidade!

Além disso, durante o fim de semana, consegui participar nos jogos e actividades pensados com a Fabulosa Diretora e o AdjunDu. Formámos uma equipa que funcionou de uma forma muito orgânica e entre amigos, foi de facto muito gratificante ver os resultados a acontecer depois de todo o trabalho e preparação.

Saio deste fim de semana com a sensação de que este foi para mim um dos momentos mais especiais em Candeia. Ter a oportunidade de ser um Papá foi uma experiência única. A Candeia desempenha um papel fundamental na vida destes jovens e na sua formação, mas também na minha. Estarei para sempre grato ao meu grande amigo Afonso Ataíde por me ter convidado há 5 anos para ir “passar umas férias com ele” e me ter dado a oportunidade de fazer parte deste projeto incrível. Para finalizar gostava de deixar uma interação que ocorreu durante o último almoço. Abraços apertados!»

“Perguntaram-me que características distinguem a Mamã do Papá. Cheguei à conclusão que mais do que uma questão de ser rapariga ou rapaz, a função de Mamã e Papá deve ser conseguir transmitir amor, carinho, segurança e proteção a todos na Candeia.”