Fim de Semana de Fogueiras
Data: 26 a 28 de Abril de 2024
Local: Quinta das Tílias
Destinatários: Fogueiras
Gonçalo Oliveira
No passado fim-de-semana de 26, 27 e 28 de abril realizou-se, na Quinta das Tílias, o fim-de-semana de Fogueiras. Esta foi a primeira atividade da Candeia (de duração prolongada) em que participei, e confesso que no início o sentimento é sempre de algum nervosismo, seja por não conhecer tão bem os miúdos, ou por medo de não saber muito bem o que fazer.
Num fim-de-semana em que o musical ainda era algo tão presente para os fogueiras e para os animadores, cantámos, dançámos e tornamo-nos personagens de uma banda de rap, com um crime à mistura. O objetivo era descobrir quem roubou as músicas do famoso rapper “50 cêntimos”, e cada suspeito contava com uma equipa de investigadores. Não sabia muito bem o que esperar do imaginário nem sabia qual ia ser a adesão, mas ver todos tão investidos em descobrir o culpado foi realmente um incentivo a fazer deste imaginário algo muito divertido para eles e algo de que se vão lembrar até ao campo.
Fazer o fim de semana, especialmente enquanto uma das primeiras atividades da Candeia, parece sempre pouco tempo para criar laços e conhecer melhor cada um dos fogueiras. A verdade é que chegado o fim só queremos ficar lá, parece que estamos num campo. Habituamo-nos a fazer tudo da forma que fazemos, ao sítio onde estamos, e acima de tudo, à companhia dos fogueiras.
A Candeia acaba por ensinar-nos que a relação não precisa sempre de ser uma conversa longa, pode ser um gesto ou um momento que nos marca, basta que sejamos nós mesmos e nos deixemos transformar.
Chegar à Candeia e sentirmo-nos como a Sofia se sentia no musical é normal, mas as gargalhadas dos fogueiras em cada jogo, a emoção de cada um deles trazida pela novela e pelo imaginário, cada conversa e partilha, cada refeição em que estamos todos unidos na roda e cada boa noite, faz-nos perceber a magia da Candeia. Faz-nos perceber que cuidar faz realmente nascer de novo! Daqui para a frente, sei que quero continuar a cuidar, porque nada nos traz a mesma felicidade que levar esta chama da felicidade ao próximo.
Obrigado!