Atividades

Somos Candeia todo o ano e isso vê-se no que fazemos.
Ver Arquivo

17, 18 e 19 de Setembro

Peregrinação a Fátima | 30 anos

Data: 17, 18 e 19 de Setembro

Local: Santuário de Fátima

Destinatários: Animadores, Amigos, Participantes e Seguidores da nossa página

Participarmos na peregrinação da Candeia a Fátima foi sem dúvida um momento importante no caminho espiritual da nossa família. Era a primeira vez que nos íamos aventurar os quatro numa peregrinação e claro que a excitação começou logo algumas semanas mais cedo. Não sendo nenhum de nós religioso foi importante conversarmos antes sobre o que nos levava a fazer o caminho. Perante as perguntas dos nossos filhos, as conversas foram várias, mas a resposta só chegaria na missa de Domingo já em Fátima, nas palavras que a Sofia (nossa filha) proferiu: “Percebi que a Candeia dá oportunidade às pessoas de fazerem coisas que nunca seriam capazes de fazer sem ela. Espero que um dia eu possa fazer parte da Candeia.” E tal como deu para sentir ao longo do caminho, eles também fazem parte. Sentimo-lo nos abraços com que fomos recebidos na sexta à tarde, nas conversas ao longo do caminho, no cuidado durante as refeições, na animação da roda e nas saudades com que todos ficámos quando domingo regressámos a casa.

Como é que é possível em dois dias nos sentirmos tão próximos de pessoas que acabámos de conhecer? A resposta talvez esteja escondida na comunhão que o Padre Samuel celebrou em ambas as missas. Ou talvez na loucura do Eduardão e da sua Banda de Blues. Ou na comida preparada com amor por aqueles que não puderam estar na peregrinação. Ou no incansável carro de apoio do Professor Matos Viana. Ou na preocupação que tantos animadores demonstraram com as nossas sandálias. Ou talvez em tudo isto e muito mais que comungámos durante toda a Peregrinação.

Ao escrevermos este testemunho propusemo-nos a registar a nossa experiência numa pequena frase. E aqui estão elas:

 

Foi muito fixe ~ Sofia (12 anos)
Foi engraçado e deu para conhecer novas pessoas ~ Leonardo (13 anos)
50 km de coração cheio e alma renovada ~ Pandas (40 anos)
Mais uma vez a Candeia faz Magia acontecer ~ KGB (21 anos 😛 )

Que venha a próxima 🙂

_____________

Não sabia bem do que estava à espera. Mas se é evento da Candeia, eu quero ir.

Inscrevi-me, sem saber quem ia, e sem pensar duas vezes. E não é que com todas as vezes que podia ter pensado, bastou-me uma para tomar a decisão certa.

Já tinha experienciado partes da Candeia, grandes partes! Domingadas, fim-de-semanas de campo, jogos, BDS, banhos de rio, Missas, aplausos, rodas, a animação dos miúdos, a animação dos animadores… Tudo isto já tinha experienciado, mas nunca experimentei a Candeia de maneira tão inteira como nesta Peregrinação. Senti pela primeira vez os 30 anos de história reunidos no mesmo sítio.

Desde o primeiro, com Veteranos fundadores do tempo em que a Candeia não se chamava candeia, ao último, com animadores que entraram apenas este verão, mas já estão a partir chão nas novelas; desde miúdos que são animados nos campos, a Pais que trazem os seus filhos para certamente animarem campos no futuro; desde Padres que quando animaram campos ainda tinham cabelo, a recém casados que se conheceram na Candeia. E esta junção explosiva fez desta Peregrinação um momento ideal para a passagem de testemunho dos mais velhos (ou mais sábios para não ferir susceptibilidades), que se recusaram a refilar dos 30km de sábado por querem relembrar a juventude, e a vontade de aprender e inovar dos mais novos, para poderem continuar a fazer a Candeia crescer, e levar a luz a todos os que dela precisam.

 

Tomás L. Monteiro