Fim de semana – ‘O Século’

  |   By  |  0 Comments

Sempre gostei de campos de férias e, nesse contexto, vieram-me falar do bem que a Candeia faz a estes miúdos! Como sabia que não Iriam ser os miúdos a convencerem-me para animar, decidi arriscar: confiei nesta missão, entrei Candeia e atirei-me logo para esta atividade fim-de-semana… sem quaisquer desculpas!
Incluíram-me logo como se já fosse parte da equipa há muitos anos. Preparamos bem o fim-de-semana sem investir quase tempo nenhum pelo que achei bastante conciliável com os estudos.
Tivemos um fim-de-semana cheio de dinâmicas e aprendizagens. Enquanto animador, surpreendeu-me ser desafiado por mil situações caricatas a toda a hora! Acredito que o fim-de-semana se assenta em bons exemplos: por um lado, os animadores dão o seu testemunho e mostram que eles não estão lá sozinhos. Por outro lado, os participantes ensinam-nos muito com o seu exemplo de cuidado uns pelos outros.

Não saio feliz por ter animado uma atividade, até porque ela não acaba. Aliás nem faria sentido se fosse só um fim-de-semana! Saio agradecido de poder fazer parte desta fonte contínua de estabilidade na vida dos miúdos! E saio ainda mais com desejo de não me fechar nos meus problemas, mas sim de cuidar do próximo que tanto precisa!!!

 

Miguel Melo Ribeiro (migalha)

Dia Candeia – Veiros

  |   By  |  0 Comments

A ida a Veiros foi uma descoberta. Em todos os sentidos!

Não conhecia as miúdas, a casa nem fazia ideia onde ficava Veiros! Pelas idades díspares do grupo pensei – erradamente – que ia ser um desafio cativar o grupo todo e manter o grupo animado. Mas na verdade foi só um desafio à minha compreensão.
Fomos recebidas com muita tranquilidade. Juntamos o grupo e os jogos, dinâmicas e atividades foram fluindo com uma naturalidade pouco comum. Fomos ficando todos cada vez mais à vontade e no final da manhã sentia-me em casa! Estava a ser uma alegria poder conhecer cada uma e vê-las cada vez mais confortáveis e na sua dinâmica habitual.
As miúdas prepararam o almoço para todos nós com imenso carinho, e tivemos um almoço calmo e animado a deliciar-nos com os gestos amigos entre elas e com todas as histórias animadas que tinham para contar.
O dia foi passando e as miúdas continuaram até ao último momento a superar todas expectativas pela sua forma simples e familiar de acolher a Candeia.

Foi realmente um dia fraternal em que regressei a casa espantada com tanto amor partilhado em pequenos gestos, nas gargalhadas de grupo que acolhe tudo o que temos para oferecer e no carinho que demonstraram pela Candeia. Veiros é mesmo uma casa cheia de luz.

Rafaela Lima

Atividades Presenciais

  |   By  |  0 Comments

Com a chegada do mês de outubro e com este vírus a voltar a aparecer nas nossas vidas,sabíamos que não era possível voltar às nossas domingadas e CLC’s.
Depois de dar voltas e voltas ao assunto, sabíamos que queríamos continuar a estar presentes durante o ano para podermos acompanhar os nossos queridos pinhas, faíscas, fagulhas e fogueiras.

Organizamos as casas por seis blocos de atividades e chamamos uma grande equipa de responsáveis, não só em número (12 responsáveis) como em capacidade de trabalho. Durante os meses mais imprevisíveis, ainda conseguimos ter onze manhãs/tardes em Candeia.

E assim foi, antes de as medidas se agravarem ainda tive a oportunidade de ir a uma atividade, no Lar Maria Droste.
Foi uma manhã em cheio, com direito a um jogo de apresentação, futebol humano, um BDS e acabamos a manhã a fazer decorações de Natal em que todas adoraram participar, enquanto conversávamos sobre o campo de verão e contávamos histórias vividas em Candeia.

Apesar de agora termos de privilegiar a segurança de todos, sabemos que mal haja oportunidade, queremos voltar para junto dos nossos miúdos, para podermos fazer a luz da Candeia continuar a crescer e a chegar a mais miúdos.

Francisca Afonso e Cunha (Kika ou Alzira)