Serviço de Proteção e Cuidado

Com a equipa SPC, a Candeia pretende reforçar o seu compromisso de responsabilidade para com todas as Crianças, Jovens e Adultos em situação de vulnerabilidade com quem trabalha, de modo a garantir a sua proteção, quer através da prevenção da ocorrência de situações que os coloquem em risco, quer através do correto tratamento de suspeitas e/ou denúncias de situações que possam comprometer a sua segurança.

Em colaboração com o Serviço de Proteção e Cuidado instituído pela Companhia de Jesus, a Candeia compromete-se com o desenvolvimento e implementação de:

Diretrizes de boas práticas

Definição de princípios orientadores que promovem relações seguras, respeitosas e éticas, assegurando a proteção e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas.

Capacitação e Sensibilização

Programas de formação sistemática e permanente de promoção de práticas respeitosas de relacionamento com o outro, elucidando condutas inapropriadas e fornecendo ferramentas para melhor lidar com situação de risco;

Procedimentos e Gestão

Regras e procedimentos para o tratamento e registo de pedidos de informação, suspeitas e denúncias de ocorrências dentro, ou não, do âmbito das atividades da Candeia.

Protocolos de Intervenção

Protocolos de resposta aos vários tipos de situação e de acusação, de modo a fazê-lo dentro dos prazos úteis e adequados; aos vários tipos de situação e de acusação, de modo a fazê-lo dentro dos prazos úteis e adequados;

Avaliação e melhoria contínua

Implementação de mecanismos regulares de avaliação e revisão das práticas adotadas, garantindo a sua eficácia e a melhoria contínua dos processos de proteção e cuidado.

Equipa

Margarida Guimarães

Delegada

Marta Mira Vaz

Subdelegada Anda Daí

Marta Trindade

Subdelegada Amigos p'ra Vida

Rafaela Lima

Consultora

Mariana Rosendo

Consultora

Contactos SPC

spc@candeia.org | 964 479 429 (Rafaela Lima)

Mais informações em pontosj.pt