Atividades

Somos Candeia todo o ano e isso vê-se no que fazemos.
Ver Arquivo

1 a 3 de Março

CIFA’24

Data: 1 a 3 de Março

Local: Colares

Destinatários: Animadores e Pré-animadores

Mais um fim de semana cheio de alegria e de tantas candeias acesas prontas para dar luz aos nossos queridos, Faíscas, Fagulhas, Fogueiras e Labaredas. Este fim de Semana foi essencial para, não só, formar os nossos animadores para melhor proteger e cuidar as crianças e jovens a quem irão estar a cargo, mas também para receber os aclamados pré-animadores que se aventuraram a esta loucura.

Carlota Vieira (Pré animadora)

Ao chegar, deparei-me com uma casa cheia de movimento e alegria, algo que me fez logo sentir que ia ser uma experiência incrível. Entro na divisão principal da casa, uma sala recheada de caras novas, sorrisos e almas prontas a acolher está causa. Começaram por nos apresentar a Candeia e a equipa que estava responsável por este grande fim-de-semana, ficámos logo a saber o que era, quem eram e como tudo funcionava.

Com a comida já disposta pelas mesas, abençoamos e começamos a grande jantarada dessa noite. Toda a gente se dispersou pela casa de maneira a conhecer o máximo de pessoas possível. Após boas conversas, reencontros inesperados e novas amizades feitas, fomos para o campo de ténis e mostraram-nos alguns dos aplausos, brincadeiras e dinâmicas que se costumam fazer em campo de maneira a animar ainda mais a noite.

A seguir ao boa noite veio a hora dos miminhos da mamã, entramos em casa e já tínhamos as mesas cheias de guloseimas, petiscos, doces e bebidas para desfrutarmos de um ótimo serão cheio de cantorias. E assim começou um grande fim-de-semana de CIFA.

Na manhã seguinte, começamos o dia com uma pequena oração, com um pãozinho e uma bebida bem quente na mão. Após o pequeno-almoço dividiram-nos por grupos e começaram as formações. Ao início custou um pouco pela noite anterior ter sido longa mas as formadoras não deixaram que isso fosse um problema para nos cativar a atenção. Cada tema era tão relevante como o anterior por isso nem havia tempo para tentar fechar a pestana. Com umas pausas e dinâmicas pelo meio, foi uma formação impecável e mesmo muito produtiva. Aprendi a lidar com muitas das situações e com os vários tipos de problemas que costumam ser mais recorrentes nas atividades e em campo.

Sendo nós perto de 120 pessoas era de esperar que as logísticas das refeições fossem um pouco atribuladas, algo que surpreendentemente nunca aconteceu. Todos nós colaborávamos para que os almoços e os jantares fossem logísticas fáceis e rápidas de maneira a não perder o dia e tirar o maior proveito dele.

Da parte da tarde tivemos mais uma visita e um sketch feito pelos animadores a representar o que era um dia normal em campo, o que deu para mandar umas boas gargalhadas e apreendermos ainda mais algumas coisas.

Já no domingo de manhã a seguir a um pequeno-almoço cheio de cereais e leite, tivemos a nossa última formação com a Rafaela sobre como a comunicação é um essencial e por vezes é algo que levamos por garantido por ser “tão fácil” de falar. Da parte da tarde, tivemos um momento de partilha feito por grupos, o que deu para refletir um pouco sobre tudo aquilo que fomos sentido ao longo deste fim-de-semana.

Por último, mesmo antes de darmos por encerrado este fantástico CIFA tivemos a missa com o Padre Miguel Rodrigues. Acredito profundamente que de alguma forma este CIFA tocou nos corações de todos de uma maneira certamente especial e única.

Deixando-me a mim com uma vontade imensa de embarcar nesta grande associação e de conhecer todos os animados desde aos faíscas às labaredas. É realmente algo magnífico de se ver, como ainda há uma força na sociedade a tentar mandar abaixo este individualismo que testemunhamos no nosso dia-a-dia e ainda há pessoas que se juntam por este tipo de causas, de maneira a ajudar e a melhorar a vida daqueles que as rodeiam transformando assim a nossa sociedade em algo mais humano.

Marta Trindade (Diretora)

Nos dias 1, 2 e 3 de Março de 2024 os animadores da Candeia reuniram-se para mais um CIFA – Curso Intensivo de Formação de Animadores. Desta vez, abrimos as portas de uma forma especial a “pré-animadores”, isto é, potenciais futuros animadores da Candeia.

Foram dias cheios de alegria, convívio, formação e espírito Candeia, nos quais cerca de 80 animadores e 40 pré-animadores se reuniram para aprender e partilhar sobre o que é ser Candeia e como melhor animar as crianças e jovens que nos são confiados. Desde rodas com músicas, jogos e aplausos da Candeia a formações sobre Pedagogia e Cuidado Incondicional, Comunicação Interpessoal e, claro, na área da Proteção e Cuidado, não faltaram momentos de desenvolvimento pessoal e de aprofundamento de temáticas relevantes, como o enquadramento do sistema de acolhimento ou a gestão de regras e limites em contexto de campo de férias.

Da experiência MAGIS realizada no ano passado como preparação para a Jornada Mundial da Juventude, o CIFA adaptou a metodologia de “círculos MAGIS” para momentos de escuta e conversa entre animadores novos e antigos, assim como pré-animadores. Destas rodas saíram partilhas profundas sobre os desafios e medos vividos ao animar em Candeia, encorajamentos mútuos e um forte sentido de comunidade e comunhão.

Houve ainda espaço para partilhar com os animadores mais antigos o nosso projeto dos Amigos Pra Vida, bem como momentos divertidos de teatro e dança para mostrar a quem chega de novo o que é um campo e para partilhar projetos a nascer na Candeia, como o incrível Musical a ser preparado.

Não deixámos terminar o fim-de-semana sem a celebração de missa em comunidade, colocando Jesus no centro da nossa formação e do entusiasmo com que nos entregamos às crianças e jovens da Candeia e recordando o lema do nosso ano: cuidar faz nascer de novo.

Agradecemos a todos os que tornaram este fim-de-semana possível, oferecendo casa para nos acolher, preparando refeições e espaços para todos serem recebidos, planeando formações de enorme qualidade, entre tantos outros. Agradecemos, em especial, a presença de todos os animadores: os da casa e os que agora chegam, todos cheios de motivação e dedicados para cuidar cada vez melhor dos nossos faíscas, fagulhas, fogueiras e labaredas!